Os atendimentos serão realizados a partir das 08h, por ordem de chegada.
Foto: ilustrativa/Freepik |
Mais saúde, com qualidade, e sempre priorizando o cidadão. A gestão Suzana Ramos vem realizando diversos mutirões de saúde com o objetivo de reduzir a demanda reprimida de exames e consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Até o final do mês de agosto, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está promovendo um grande mutirão para realização do exame Papanicolau, popularmente conhecido como Preventivo, em todas as UBSs da sede e interior. Os atendimentos serão realizados a partir das 08h, por ordem de chegada.
A Diretora de Atenção à Saúde, a enfermeira Pollyanna Evangelista explica que o exame Papanicolau é o único que identifica lesões pré-cancerosas, prevenindo ou identificando o câncer de colo de útero em seu estágio inicial.
“Cada unidade de saúde do município realiza cotidianamente este exame de acordo com o cronograma da própria unidade. O mutirão é uma forma de conscientizar a população para a importância da realização do preventivo já que estamos no Julho Verde-Escuro, mês de conscientização do câncer ginecológico: colo de útero”, esclareceu Pollyanna.
Além da coleta citopatológica, o mutirão está realizando ações educativas nas salas de espera como palestras, café da manhã e rodas de conversa para reforçar a importância do exame.
Mutirões
O Secretário de Saúde Allan Jones explica que os mutirões integram a estratégia da gestão Suzana Ramos em otimizar a oferta dos serviços.
“Os mutirões têm uma característica própria, que é justamente de realizar um atendimento específico para o maior número de pessoas possível e isso faz com que a gente consiga resultados mais exatos. É assim com o Saúde em Movimento e o APS Itinerante, com o mutirão de ultrassonografias, que aconteceu no início do mês e realizou mais de 120 exames numa manhã de sábado, e com outros mutirões realizados nesse intuito, de dar celeridade a esses serviços”, resumiu.
Papanicolau: exame de prevenção ao câncer ginecológico
No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres. Para o ano de 2023 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres (INCA, 2022). Na análise regional, o câncer do colo do útero é o segundo mais incidente nas regiões Norte (20,48/100 mil) e Nordeste (17,59/100 mil) e o terceiro na Centro-Oeste (16,66/100 mil). Já na região Sul (14,55/100 mil) ocupa a quarta posição e, na região Sudeste (12,93/100 mil), a quinta posição (INCA, 2022). (Fonte: Agência Brasil)
Confiram os dias de mobilização nas UBSs:
SEGUNDA – FEIRA:
-Mandacaru II
- João Paulo II
TERÇA- FEIRA:
- Jardim Primavera
- Poções
- Alto da Aliança
- Antônio Guilhermino
- Tabuleiro
- Mandacaru I
- Palmares
- Itaberaba 1
- São Geraldo
- Centro I
- Guanhães( mensal)
QUARTA- FEIRA
- Carnaíba
- CSU
- Conchas
- Penha/Jardim Vitória
- Maringá
- Argemiro
- Santo Antônio
- Piranga I, II
- Itaberaba 2
- Novo Encontro/ Centenário
- Alagadiço
- Centro II
- Vila Jacaré
- Alto do Cruzeiro
QUINTA-FEIRA
- Pinhões
- Residencial Juazeiro
- CSU
- João XXIII
- Antônio Guilhermino
- Tabuleiro
- Itamotinga A
- Maniçoba II
- Jardim Flórida
- Piranga
- Codevasf
- Quidé
- Dom Thomaz
- Residencial Praia do Rodeadouro
- Novo Encontro / Lomanto Junior
- Angari
- NH4
- Itamotinga B
- Caic
SEXTA-FEIRA
- Abóbora
- Capim de Raiz
- Lagoa do Salitre
- Goiabeira
- Sol Levante
- Jatobá
- Santo Antônio 1
- Quidé
-Parque Residencial
- João Paulo II
- Residencial Brisa da Serra
- Dom Thomaz
- Alto da Maravilha
- NH3
- Angari
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.