Novas áreas de proteção ambiental serão criadas em Juazeiro e Curaçá Ararinhas-azuis, espécie em extinção na natureza (Foto: Divulgação ACTP) |
O RVS da Ararinha Azul terá 29,2 mil hectares e a APA, 90,6 mil hectares, nos municípios de Juazeiro e Curaçá, na Bahia. As unidades vão compor um mosaico de UCs para conciliar a conservação de remanescentes de caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, com o Programa de Reintrodução da Ararinha-Azul na Natureza, que prevê a soltura dos primeiros exemplares nos próximos dois anos.
Por meio do desenvolvimento de técnicas de reprodução artificial e da colaboração entre os mantenedores, que permitiu transferências de animais entre criadouros no Brasil e exterior, o programa mantém atualmente cerca de 150 indivíduos em cativeiro, alguns deles prontos para serem soltos na natureza.
A área na qual serão instaladas as duas unidades de conservação é o local ideal para a reintrodução da espécie. Corresponde ao habitat utilizado pelo último indivíduo de ararinha-azul monitorado entre os anos de 1991 e 2000.
O RVS será circundado pela APA, que ocupará a quase totalidade da bacia hidrográfica dos rios Melancia e Barra Grande, afluentes do rio Curaçá, funcionando como uma zona de amortecimento do refúgio.
As unidades foram concebidas dentro de um modelo que busca criar melhores condições de vida para a população local. A ideia é envolver os moradores na implementação das UCs, tornando-os parceiros na proteção do habitat da ararinha-azul.
Nesse sentido, as unidades deverão estimular atividades que gerem emprego e renda para a comunidade por meio de projetos de conservação e pesquisa, como o Museu da Ararinha, o Centro Temático da Caatinga, o Projeto Piloto de Recuperação da Várzea do Rio Curaçá e o Viveiro de Mudas da Ararinha-azul. Tudo isso cria um ambiente favorável à reintrodução da espécie.
Matéria completa: http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=3031
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.