Hoje, pela manhã, a Chesf inaugurou, com a presença do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, a primeira etapa do projeto da Usina Solar Flutuante do lago de Sobradinho, no estado da Bahia.
Foto: Divulgação/Chesf |
A Usina Solar Flutuante tem uma potência de geração de 1 MWp (Mega Watt pico), está interligada à Usina hidrelétrica e é o maior projeto de Pesquisa & Desenvolvimento desse tipo de tecnologia instalado em reservatório de hidrelétrica do País. A segunda etapa do projeto contemplará uma nova Usina Solar Flutuante, no mesmo reservatório. Ao término das duas etapas, a capacidade de geração será de 2,5 MWp. O valor do investimento nessas duas plantas solares totaliza a R$ 56 milhões.
Este tipo de instalação, além de aproveitar as subestações e linhas de transmissão da usina hidrelétrica principal, evita a necessidade de desapropriação de terras, pois as plantas ficam flutuando na lâmina d'água do lago.
O Projeto integra o Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp), que já implantou planta fotovoltaica (em terra) de 2,5 MWp. O Cresp tem uma carteira de projetos a serem implantados que somam cerca de R$ 200 milhões (incluindo a Usina Fotovoltaica Flutuante).
Via: Portal Spy
Fonte: Ascom Chesf
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.