Parlamentares empenhados em diminuir prazo de liberação de documentos, projetam comissão e até visita ao Tribunal de Justiça em Salvador (BA)
Uma discussão que parece estar próxima de interesses próprios, já que alguns dos vereadores tem envolvimento com o mercado da construção civil marcou a sessão ordinária de ontem (23), na câmara municipal de Juazeiro (BA).
O vereador Hélio Gonçalves Filho (PCdoB) iniciou críticas ao Cartório de Registro de Imóveis 2º Ofício na cidade, pois órgão demora de 30 a 75 dias para liberar documentos relacionados ao tema.
Fazendo uso da tribuna, Hélio disse ter sido procurado por construtores, despachantes e corretores imobiliários locais, onde se queixavam do cartório por “inventar dificuldades, burocratizar e emperrar a liberação de documentos para o registro e regularização de financiamentos de imóveis”.
Mediante o discurso de Hélio, vários parlamentares pediram parte e expressaram interesse e mobilidade em resolver a questão de burocracia no mercado da construção civil em Juazeiro.
Veja o que parlamentares falaram em parte do discursos de Hélio:
Anderson da Iluminação (time 00:27:20)
Em parte, o vereador fala: "Tenho certeza que está atrapalhando o desenvolvimento da cidade. Na nossa conversa diversos empresários passaram que estão deixando de construir aqui em Juazeiro, para construir em Petrolina, porque lá a desburocratização é bem melhor..."
O parlamentar Anderson finaliza sugerindo convidar a dona do cartório para dar explicações sobre as situações.
José Ilton (time 00:31:29)
O vereador que tem laços com o mercado da construção civil, segundo Hélio Filho, mostra-se também altamente empenhado em resolver a questão burocrática, José Ilton inclusive esteve no cartório buscando entender melhor a questão: "Eu estive lá hoje... ele me explicou que o principal motivo foi uma baixa no quadro de funcionários."
Florêncio Galdino (time 00:32:54)
Aproveita a oportunidade e critica a prefeitura dizendo que a mesma deveria fazer o dever de casa.
"O problema não é só o cartório não, começa pela prefeitura..."
Charles Leal (time 00:34:21)
O membro da casa legislativa da cidade também apoiou a mobilização e disse: "Concordo com Florêncio, o dever de casa tem que ser feito e essa burocracia tem que terminar, tem que acabar para fazer com que esses construtores que empregam muita gente de dá condição, de se manter e conseguir fazer com que Juazeiro cresça mais"
Gledson Medrado (time 00:35:34)
O vereador por sua vez, também apoia a mobilidade e mostra alto interesse em lutar pela solução da questão, falando que se preciso vai até Salvador. O vereador por sua vez, também apoia a mobilidade e mostra alto interesse em lutar pela solução da questão, falando que se preciso vai até Salvador.
"Queria ser solicito com vossa excelência (Hélio), com os construtores e dizer que podem contar coma a gente aqui pra pressionar, qualquer coisa a gente vai em Salvador (BA) no Tribunal de Justiça fazer essa denúncia porque essa burocracia não pode ficar assim"
O parlamentar Hélio conclui falando também em formar uma comissão para conversar com a dona do cartória, doutora Simone e se caso problema não seja resolvido, poderá ir até Tribunal de Justiça, ou até o desembargador.
Cópia não autorizada estará sujeita a punições legais.
Assista à partir do time 00:25:00:
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.