Pesquisa do Data Favela/Instituto Locomotiva mostra que a pandemia já alterou a rotina de quase 100% das pessoas que vivem em comunidades. A maioria, trabalhadores autônomos
LEO CORREA / AP |
Armários vazios e barracos repletos de adultos e crianças que deixaram de ir às escolas onde recebiam a merenda – sua principal refeição do dia – são a nova realidade em favelas de São Paulo.
A pandemia do coronavírus já alterou a vida de 97% das 13,6 milhões de pessoas que moram em favelas em todo o Brasil. A maioria ―2 em cada 3 moradores― estão preocupados com a própria saúde, mas também com o impacto na renda durante o período de crise. Aliás, sete em cada dez famílias já viram a renda familiar diminuir nas últimas semanas por causa da interrupção da atividade econômica causada pelo novo vírus. Pior, se essas pessoas precisarem ficar em casa por até um mês, sem trabalhar, e cumprindo as recomendações da comunidade científica de distanciamento social, 86% teria dificuldade para comprar comida e outros itens básicos de sobrevivência.
No geral, o Brasil tem 38,3 milhões de informais, que recebiam R$ 1.400 mensais, em média, antes do isolamento. É a eles que o governo promete os R$ 600 por três meses.
Ainda longe do destino, a proposta é que o valor seja pago via bancos públicos por meio de uma "conta-poupança digital", que seria aberta em nome dos beneficiários.
Saiba mais sobre o assunto, leia:
Em isolamento pelo coronavírus, moradores de favelas passam fome...(Nsc Total)
Sem ações específicas, 86% dos moradores de favelas vão passar fome...(Jornal El País)
Veja mais notícias policiais na região: (clique aqui)
Veja mais notícias da política na região: (clique aqui)
Cópia não autorizada estará sujeita a punições legais.
Informações: UOL, Jornal El País, Nsc Total
Informações: UOL, Jornal El País, Nsc Total
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.