O projeto é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Prefeitura de Juazeiro.
Gerar bons negócios e driblar o prejuízo financeiro do setor gastronômico juazeirense impactado pela pandemia. Esse é um dos objetivos do Festival, que busca também divulgar a cultura do município. O projeto é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) e do Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem.
Prestigiando o evento, a prefeita Suzana Ramos destacou a importância de se acreditar nas riquezas e potencialidades de Juazeiro e o quanto é importante inovar. “A gente tem que acreditar nesse potencial e não tenho dúvida que esse Festival vai ser um sucesso, e eu, como prefeita, vou colocar no calendário municipal. A gente tá aqui para somar”, destaca Suzana.
Com o tema “Sabores de Juazeiro”, o evento acontecerá na modalidade híbrida, entre os dias 02 e 17 de outubro. Os participantes podem optar pelo serviço presencial, indo aos restaurantes, ou receber o pedido via delivery. A previsão é que cerca de 50 empreendimentos participem. Serão quatro categorias: Prato principal – à la carte, self service e pizzas de até 8 fatias; comida de boteco – Petiscos para até 02 pessoas; lanches individuais, e sobremesa – com porção individual ou a quilo.
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Para Carlos Cointeiro, gerente regional do Sebrae, o festival chega com o intuito de fortalecer a economia e mostrar o sentimento de pertencimento. “Essa ação chega com o objetivo de fortalecer a economia local da cidade, levando nossa culinária junto com a identidade e cultura de Juazeiro. Então, o principal objetivo é fortalecer esses empreendimentos e mostrar o sentimento de pertencimento”, afirma Carlos.
Como participar
Poderá participar do evento, qualquer pessoa jurídica legalmente constituída com CNPJ inscrito na cidade e que esteja em dia com suas obrigações. Outro quesito importante, é que a empresa desenvolva atividades gastronômicas com alvará de funcionamento e estrutura de higiene que siga as normas da vigilância sanitária.
Para Maraisa Carvalho, presidente do Sindicato Patronal, a expectativa para o festival é a melhor possível, diante das inovações que surgiram em virtude da pandemia. “A gente está apostando muito, por ser o primeiro Festival em delivery. É uma oportunidade nova, porque o setor teve que se inovar nas entregas dos pedidos. É uma oportunidade de gerar bons negócios”, pontua.
Inscrições
As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 22 de agosto. O estabelecimento deve estar credenciado no aplicativo “Pede.Ai”. Empresas que tiverem interesse, mas que não estejam cadastradas no aplicativo, podem fazê-lo sem custos durante o ato de inscrição. O link para preenchimento do formulário é: https://bitly.com/juazeiroFG21.
A avaliação será feita através do Pede.Aí, via voto popular, seguindo os critérios: sabor e engajamento nas redes sociais do prato do Festival.
Para o secretário Sérgio Fernandes, titular da Seculte, o evento é importante para ajudar a retomar os dois setores mais prejudicados em virtude da pandemia, que foram os restaurantes e os artistas locais. “É um prazer estar aqui, a secretaria desde o início está à disposição para ajudar nesse novo formato. Precisamos fortalecer, porque Juazeiro vive da sua gastronomia e é importante essa parceria com os restaurantes”, disse Sérgio.
De acordo com Carlos Neiva, secretário de Desenvolvimento Econômico, o momento reflete a volta da confiança dos empreendedores de Juazeiro no município, a partir da gestão Suzana Ramos. “Houve um momento muito discreto, de retração, mas as pessoas agora voltam a acreditar. E nada mais justo que incentivar e contribuir para um projeto desse porte, voltado para um segmento que tanto padeceu devido à pandemia”, destaca Neiva.
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