Volkswagen planeja lançar novo modelo de entrada para substituir um de seus maiores ícones no mercado brasileiro; modelo não acompanha mais as novas exigências de segurança e emissão de poluentes, diz montadora.
Um dos maiores ícones da Volkswagen junto com o Fusca e a Kombi, o Gol deixará de ser produzido no Brasil no fim do próximo ano. Assim como os dois modelos históricos da Volkswagen, o Gol também sai de linha por não ter condição de acompanhar as renovações exigidas pelo mercado automotivo e pelas novas legislações que exigem carros cada vez mais seguros e menos poluentes.
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O modelo produzido no Brasil há 41 anos em diferentes versões será substituído, a partir de 2023, pelo Polo Track, uma versão diferente do Polo atual que passará a ser o carro de entrada (o mais barato) da marca. Em sua trajetória, foi líder de vendas por quase 30 anos e o modelo mais exportado pela fabricante.
Gol hoje custa de R$ 67,8 mil a R$ 83,4 mil e a maior parte das vendas é direcionada a frotistas e locadoras. "As novas legislações exigem carros cada vez mais seguros e com menor emissão de CO2", afirma o presidente da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si.
Um dos equipamentos que passará a ser obrigatório em todos os novos carros, por exemplo, é o controle de estabilidade (ESC). A Kombi saiu de linha porque não tinha condições de receber airbags. O fim da produção do modelo já vinha sendo alardeada pelo mercado, mas a confirmação e a data foram confirmadas nesta sexta-feira, 5, por Di Si durante a apresentação do novo plano de investimento da marca na região, de R$ 7 bilhões entre 2022 e 2026.
A empresa não informa, porém, se poderá usar o nome Gol para outro modelo da nova família que se inicia com o Polo Track, a ser produzido na fábrica de Taubaté (SP), onde hoje são feitos o Gol e o sedã Voyage.
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