O Ministério da Justiça anunciou o lançamento de um novo canal online para reclamações; aprenda usar.
Depois que o Ministério da Justiça decidiu acabar com as atividades abusivas de telemarketing em todo o país, a entidade anunciou a criação de um canal na internet para chamar as empresas que continuam praticando o abuso.
De acordo com publicação do Portal Spy, o consumidor deve indicar no formulário, disponível na URL denuncia-telemarketing.mj.gov.br, se possui vínculo com a empresa e se possui autorização para oferta de bens e serviços. Ainda há espaço para fornecer informações, como a data e o número do identificador de chamadas.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) vai apurar as denúncias e encaminhá-las aos Procons (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de todo o país para análise e eventual processo administrativo por descumprimento da lei.
A empresa que fez a denúncia estará sujeita a multa diária de R$ 1 milhão, que pode chegar a R$ 13 milhões mediante condenação administrativa.
Operações suspensas por tempo indeterminado
Na terça-feira, 18, o Ministério da Justiça informou que mais de 180 empresas de telemarketing, muitas das quais ligadas a bancos e instituições financeiras, terão suas operações suspensas por tempo indeterminado.
De acordo com a decisão, empresas não licenciadas estavam constantemente entrando em contato com clientes sem obter sua permissão e prestando serviços, o que é ilegal.
O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor registrou 6.085 reclamações de consumidores sobre telemarketing abusivo entre janeiro de 2019 e junho de 2022. 8.462 perguntas foram enviadas ao site consumidor.gov do Ministério da Justiça no mesmo período.
Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui! O post 'Cansado de receber ligações oferecendo serviços? Saiba como denunciar publicidade abusiva' apareceu primeiro no Portal Spy.
Portal Spy -- Com Informações: G1
Confira outras notícias em áudio pelo Spy Cast
O canal de podcasts do Portal Spy:
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.