Participaram da reunião advogados e representantes de diversas ONGs, entre elas Proteger, Arcapet, Projeto Salvar, Pata de Anjo, Unidos Pelos Animais, e ainda o vereador Luciano do Valle.
A convite da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro (Semaurb), representantes de Organizações Não Governamentais (ONG’s) que defendem a proteção dos direitos dos animais foram recebidos nesta terça-feira (25) pelo gestor da pasta, César Miller.
Participaram da reunião advogados e representantes de diversas ONGs, entre elas Proteger, Arcapet, Projeto Salvar, Pata de Anjo, Unidos Pelos Animais, e ainda o vereador Luciano do Valle. Na pauta do encontro, foram discutidos a sistemática para apreensão e acolhimento de animais de grande porte na cidade e a situação do curral municipal.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Durante o encontro, o secretário César Miller explanou sobre as condições estruturais do curral localizado no bairro São Geraldo e os esforços que a gestão municipal está buscando para melhorar o acolhimento dos animais de grande porte, como a contratação de um veterinário para atuar no curral e firmar uma possível parceria com faculdades da região que possuem o curso de Medicina Veterinária.
“Somos muito sensíveis ao diálogo com os grupos de proteção da causa animal. Na realidade, em mais de vinte anos nunca houve no município estrutura suficiente e adequada para atender os problemas relacionados aos animais de grande porte. Mas a atual administração tem todo o interesse de fazer uma requalificação em toda a estrutura que envolve o trato com animais, por isso convocamos essa reunião com os protetores da causa animal justamente para ouvi-los, estreitar as relações e ter um diálogo mais efetivo, para que também consigamos encontrar juntos soluções e dar um melhor serviço no que se refere aos animais”, enfatizou César Miller.
Diálogo
Na oportunidade, os participantes fizeram questionamentos sobre a estrutura do espaço do curral e os procedimentos realizados para a apreensão de animais de grande porte. Eles também elencaram sugestões emergenciais que a gestão municipal pode adotar para adequar o acolhimento desses animais na cidade. Entre elas, a produção própria de alimentação para os animais, readequação do caminhão usado nas operações de apreensão e elaboração de um protocolo de recebimento de animais.
Os participantes avaliaram a reunião de forma positiva. “Eu avalio de forma extremamente positiva essa atitude proativa do município de se debruçar sobre um problema que é histórico e trouxemos hoje providências que são emergenciais. De imediato foi firmado que será disponibilizado à população um acesso para denúncias de maus-tratos, recolhimento desses animais e um protocolo próprio que visa assegurar o bem-estar do animal em primeiro lugar, e também a reestruturação do espaço e o amplo acesso da sociedade civil e da sociedade de proteção animal a esses espaços”, pontuou a advogada protetora dos animais, Pâmela Durando.
“A partir dessa reunião eu creio que a prefeitura e o secretário César vão nos ajudar nessa causa animal, que é algo tão nobre, estamos estreitando um canal de diálogo e eu tenho certeza que agora vai sair as demandas. Eu acredito que a partir de agora a causa animal em Juazeiro vai dar certo”, completou a protetora Ana Hélia Barros.
Fonte:
Confira outras notícias em áudio pelo Spy Cast
O canal de podcasts do Portal Spy:
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.