Um estudo elaborado pela Bright Cities, plataforma tecnológica que avalia serviços urbanos prestados pelos municípios, totalizando 326 municípios, indica que o Paraná lidera o ranking das cidades mais bem posicionadas do país, seguido de São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal. A Bahia ficou em 14º lugar no ranking de avaliação dos indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida, segundo o levantamento ficando em segundo lugar no Nordeste.
O estudo avaliou cidades com mais de 100 mil habitantes, a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021 e auditou 40 indicadores essenciais e de apoio, ranqueando as cinco melhores cidades de cada região do Brasil.
A cidade de Sobral, no Ceará, obteve a melhor pontuação no Brasil aparecendo em 75º lugar no país. Na Região Nordeste Sobral lidera o ranking, com 5,98, seguido de Recife, em Pernambuco, Barreiras e Lauro de Freitas, na Bahia, e Aracaju, em Sergipe. Salvador aparece em 12º lugar, com 5,37, atrás de cidades como Fortaleza, Teresina, São Luís e outras.
Os 40 indicadores selecionados para compor o ranking foram divididos em 5 pilares temáticos, de forma a unir os indicadores que remetem e impactam o tema em questão, os pilares que compõem o ranking são: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos. No item prosperidade, por exemplo, foram usados indicadores econômicos como, número de novas patentes, emprego em tempo integral, conectividade aérea, população da cidade vivendo abaixo de pobreza, número de acessos à Internet e a celular.
No ranking nacional, Juazeiro fica na posição 268º.
Saiba mais no site Bahia Econômica: clique aqui.
Veja o ranking das cidades baianas:
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.