Em volta da beleza das águas do Rio São Franscisco, mais conhecido como “Velho Chico”, e sendo abraçado pelo calor da cidade de Juazeiro, situada a 507 quilômetros de Salvador, o Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (CGJ-TJBA), Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, encerrou os trabalhos de correição no interior do estado.
Contando com o apoio da Presidência do TJBA, na pessoa do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, a equipe da CGJ, inspecionou as 24 comarcas de entrância final que estão sob a sua responsabilidade. A última foi a populosa Juazeiro, que recebeu a equipe da Corregedoria in loco do dia 18.09 a 21.09.
Na quinta-feira (21), uma reunião de encerramento foi realizada com juízes, servidores e operadores do direito da região, no Salão do Júri do Fórum Estadual Conselheiro Luiz Viana Filho. Agora, os mais de 200 mil habitantes de Juazeiro, além de serem abençoados com o encanto do “Velho Chico”, também dispõem de um serviço jurisdicional de 1º grau ainda mais aperfeiçoado.
“Com um sentimento de felicidade. É assim que eu encerro as correições nessa comarca tão querida. Parabenizo a todos pelo ótimo trabalho que desenvolvem”, compartilhou o Corregedor-Geral, Desembargador Rotondano, que tem um apreço especial pela região, pois foi onde começou a carreira.
Durante os quatro dias de trabalho in loco algumas demandas urgentes das unidades judiciais e administrativas já foram resolvidas, a exemplo do aumento no número de colaboradores da limpeza do Fórum.
O Juiz Diretor do Foro, Vanderley Andrade, fez questão de dividir com todos o quanto está feliz com a resolução de solicitações pleiteadas. “Recebemos várias dicas para o nosso trabalho de gestão, além de orientações sobre o fluxo de cartas precatórias”, explicou. Segundo ele, se melhora a prestação jurisdicional, quem ganha é o cidadão.
“Na administração é uma novidade ter correição e isso foi muito importante pois estão nos dando total suporte”, disse Mária Menezes, Administradora do Fórum. Segundo ela, com as orientações da CGJ, estarão melhorando diversas coisas pontuais no prédio, a exemplo da sala passiva e da engenharia.
O Chefe de Gabinete, Yuri Bezerra, fez questão de parabenizar os bons frutos de Juazeiro. “Tem unidade que não tem um processo concluso e para se ter uma realidade dessas é obvio que existe um trabalho de gestão muito bem-feito”, pontuou.
Mais de 20 unidades, entre judiciais e extrajudiciais, da Comarca de Juazeiro passaram por correição. Durante esse período os servidores também conheceram o projeto Gestão Itinerante e o Interoficial. O primeiro tem o objetivo de contribuir com a organização do trabalho, no sentido de orientar, instruir e dar o suporte necessário aos órgãos do 1º grau.
O segundo tem o intuito de auxiliar os servidores de secretaria e os oficiais de justiça no que diz respeito à utilização do sistema CCM e às normas e práticas relativas ao funcionamento das Centrais de Mandados implantadas nas unidades de entrância final do Poder Judiciário baiano.
Escuta ativa. Foi essa a técnica escolhida pela CGJ desde o início da gestão, em fevereiro de 2022, para guiar as correições nas unidades judiciais, oportunidade em que foram identificadas as necessidades de melhoria e verificação dos fluxos de trabalho, do acervo processual e das instalações físicas das unidades.
“A Corregedoria existe para orientar, abraçar e ouvir. É isso o que temos feito. Desejo que exista uma continuação dessa semente de orientação que foi plantada”, finalizou o Desembargador Rotondano.
Cartórios – Ainda na quinta-feira (21), o Corregedor-Geral visitou unidades dos cartórios extrajudiciais para verificar de perto a realização dos trabalhos, ouvir demandas e contribuir com sugestões.
Receberam a visita do Desembargador Rotondano as seguintes unidades: 1º e 2º Cartório de Notas; 1º e 2º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais; 1º e 2º Ofício de Registro de Imóveis; Cartório de Protesto de Títulos; e Cartório de Registros públicos.
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.