Foto: Reprodução |
Uma jovem de 21 anos, em situação de rua e órfã desde os 16, foi aprovada em primeiro lugar no vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná. Vanusa Jaqueline dos Santos vai cursar Letras, na modalidade de Educação à Distância (EaD).
A jovem dormia em abrigos e vende paçoca na rua para garantir o próprio sustento. Foi assim que juntou dinheiro para comprar um celular e passou a estudar utilizando o wi-fi da rodoviária da cidade.
Vanusa foi criada pelos avós e descobriu, aos 11 anos, que a mãe havia morrido em um acidente de trânsito, em Santa Catarina. Morou com o pai, em Ponta Grossa. Cinco anos depois, o pai descobriu um câncer e eles voltaram para a cidade natal dela, Reserva. Após a morte do pai, ela passou a viver nas ruas. Para fazer o vestibular, Vanusa teve o auxílio de uma psicóloga, que pagou a sua inscrição.
A jovem passou em primeiro lugar no processo seletivo pelo sistema de cotas de escola pública e em quinto lugar pelo sistema de cotas universal. Após a repercussão da história, Vanusa recebeu ajuda em dinheiro e alugou um quarto no centro da cidade.
Deixe seu comentário no Instagram:
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.