Embora o governo uruguaio tenha oferecido o envio de uma aeronave, um helicóptero, dois drones e duas lanchas para ajudar no transporte de doações humanitárias no Rio Grande do Sul, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria negado a oferta. O país vizinho teria se prontificado logo após um pedido de ajuda feito pelo governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB).
De acordo com reportagem publicada pela Folha de S. Paulo, o governo federal brasileiro recusou a oferta sob a justificativa de que os equipamentos não eram necessários naquele momento. “Recebemos a informação extraoficial de que o comando [operacional] no Rio Grande do Sul achou que não era necessário”, afirmou à Folha José Henrique Medeiros Pires, secretário-executivo do governo do Rio Grande do Sul.
O Ministério da Defesa explicou que a recusa da ajuda oferecida pelo governo do Uruguai se deve a restrições de pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre. Afirmou também que o Brasil possui uma aeronave KC-390 que atende às necessidades de transporte, pois pode pousar em pistas menores e transportar cargas maiores.
Vale lembrar que, embora o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, esteja alagado, há outras pistas na região - como a Base Aérea de Canoas, que está em funcionamento. Na reportagem da Folha, Pires ressaltou que existem outros aeroportos operacionais no Rio Grande do Sul com condições de receber a aeronave uruguaia.
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.