Foto ilustrativa |
Uma bebê de 1 mês faleceu em Juazeiro, Norte da Bahia, na tarde deste domingo (9), após ingerir chá de mamona. A pequenina teria falecido por suposta intoxicação.
Segundo informações da Polícia Civil, a criança passou mal após a ingestão. Ela foi socorrida, mas não resistiu e morreu na unidade de saúde.
O motivo da mãe ter dado o chá ainda não foi divulgado. Os pais da bebê foram ouvidos na delegacia da cidade, e a Polícia Civil está investigando as circunstâncias da morte.
Em nota enviada à imprensa, a Secretaria de Saúde de Juazeiro lamentou o ocorrido e expressou solidariedade aos familiares do bebê.
“A Sesau esclarece que o bebê deu entrada neste domingo (9), por volta de 12h, na Unidade Pediátrica (UPED) com parada cardiorrespiratória em estado grave, recebeu o atendimento cabível, mas, infelizmente, veio a óbito pouco tempo depois. A polícia foi acionada para averiguar o ocorrido."
O que é a Mamona?
A Ricinus communis L., conhecida popularmente como mamona, pé-de-mamona, mamoneira, carrapateira, carrapato[1] e rícino, é uma planta da família das euforbiáceas, originária da Ásia Meridional, e sua semente é conhecida como mamona ou carrapato.
O chá
Apesar de ser bastante perigoso, o chá da planta é utilizado por algumas pessoas. Mas, a ingestão para fins medicinais é contraindicada para grávidas, lactantes, crianças e pessoas com obstrução ou perfuração intestinal, cólon irritável, doença de Crohn, colite ulcerativa ou qualquer outro problema no intestino.
O perigo
A intoxicação por mamona ou ervilha-do-rosário pode causar vômitos e diarreia intensos (geralmente sanguinolentos) após um período atrasado. Posteriormente, as pessoas têm delírios e convulsões. Podem entrar em estado de coma e morrer.
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.