Foto: Reprodução | |
Ouça reportagem:
Quase 34 milhões de eleitores de 51 municípios brasileiros retornarão às urnas neste domingo (27) para definir, no segundo turno, quem ocupará os cargos de prefeito e vice-prefeito.
Dentre essas cidades, 15 são capitais, sendo São Paulo a que reúne o maior número de eleitores, com aproximadamente 9,3 milhões. Outras capitais com mais de um milhão de votantes que também terão segundo turno incluem: Belo Horizonte (MG), com 1,9 milhão; Fortaleza (CE), com 1,7 milhão; e Manaus (AM), com 1,4 milhão.
Confira a lista com as 15 capitais que terão 2° turno
- Aracaju (SE)
- Curitiba (PR)
- Natal (RN)
- Belém (PA)
- Fortaleza (CE)
- Palmas (TO)
- Belo Horizonte (MG)
- Goiânia (GO)
- Porto Alegre (RS)
- Campo Grande (MS)
- João Pessoa (PB)
- Porto Velho (RO)
- Cuiabá (MT)
- Manaus (AM)
- São Paulo (SP)
Entre as capitais, o partido com maior presença no segundo turno foi o PL, com 9 candidatos. De modo geral, os partidos de centro-direita se destacaram em relação aos de esquerda, como o PT, que figura em 4 capitais. Somando os candidatos de legendas como MDB, PSD, UNIÃO BRASIL e PP — que ocupam posições mais ao centro-direita no espectro político — o total alcança 11.
Na avaliação do cientista político Murilo Medeiros, o resultado do segundo turno deve repetir o cenário do dia 6 de outubro. “A esquerda perderá espaço, algo notado desde as eleições de 2016. Os grandes centros urbanos serão dominados por legendas centristas e conservadoras, com crescimento do PL, do UNIÃO BRASIL, PSD e MDB”, considera.
Municípios do interior
Entre os 36 municípios que terão segundo turno estão cidades como Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Barueri (SP), Camaçari (BA), Campina Grande (PB), Canoas (RS), Caucaia (CE), Caxias do Sul (RS), Diadema (SP), Franca (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Imperatriz (MA), Jundiaí (SP) e Limeira (SP).
No que diz respeito à divisão partidária, a dinâmica política no interior reflete o cenário nacional, com destaque para partidos como PL, PSD, PSDB e PP. Já o PT, representando a ala esquerda, marca presença em 9 disputas em municípios que não são capitais. O PSB aparece em duas dessas cidades, enquanto o PSOL participa de apenas uma disputa.
Esses municípios, além de apresentarem populações significativas, compartilham outra característica: o setor de serviços como principal fonte de valor adicionado bruto. Mais de 40 cidades da lista se destacam nesse segmento, como Aparecida de Goiânia (GO), Londrina (PR) e Imperatriz (MA). O setor industrial, especialmente a indústria de transformação, também é expressivo em várias dessas localidades.
Eleições 2024: no PR, partido de Ratinho Júnior elege prefeitos em 162 municípios, no 1° turno
Para Medeiros, ter o domínio político nesses locais pode significar boa vantagem em eleições presidenciais. “As cidades que possuem mais de 200 mil eleitores concentram aproximadamente 40% do eleitorado brasileiro. Conquistar o comando de municípios dessa envergadura é estratégico para projetar partidos políticos rumos às eleições de 2026”, pontua.
Confira a lista com os 51 municípios e seus respectivos candidatos
Quais municípios podem ter 2º turno nas eleições para prefeito?
De acordo com a Constituição Federal, o segundo turno das eleições municipais só acontece em cidades com mais de 200 mil eleitores. Isso ocorre quando nenhum candidato alcança mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. Nessa situação, a disputa segue para o segundo turno entre os dois candidatos mais votados.
Neste domingo, 102 candidatos estão na disputa pelo cargo de prefeito. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão 97.392 seções eleitorais, cada uma equipada com uma urna. Além disso, a Justiça Eleitoral convocou 358 mil mesários para atuar durante o pleito. Fonte: Brasil 61
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.