Foto: Ilustrativa / Zwiebackesser/Shutterstock |
A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, divulgada nesta semana, trouxe à tona dados importantes (e alarmantes) sobre o comportamento de crianças e adolescentes na internet.
De acordo com informações da reportagem do Olhar Digital, publicadas pelo Portal Spy, o levantamento foi realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) através de entrevistas presenciais com 2.424 crianças e adolescentes, além de 2.424 pais ou responsáveis, entre março e agosto de 2024.
O que a pesquisa revelou?
De acordo com os números da TIC Kids Online Brasil 2024, 83% das crianças e adolescentes brasileiros que acessam a internet possuem contas em redes sociais, como WhatsApp, Instagram, TikTok e YouTube.
Em um recorte específico, 60% das crianças entre nove e dez anos têm perfis em alguma plataforma — mesmo que essas empresas declarem não aceitar usuários menores de 13 anos.
O estudo também mostra que 8% dos adultos acreditam que a criança ou adolescente sob sua responsabilidade já passou por uma situação desconfortável online. No entanto, o número entre os jovens é significativamente maior, com 29% dos usuários de nove a 17 anos relatando terem vivenciado episódios ofensivos na internet.
Entre os jovens de 11 a 17 anos que passaram por essas situações, 31% afirmaram ter contado aos pais ou responsáveis, 29% recorreram a amigos da mesma idade, e 17% compartilharam o ocorrido com irmãos ou primos. Entretanto, 13% optaram por não contar a ninguém sobre o incidente. Outro dado preocupante é que 93% das crianças e adolescentes entre nove e 17 anos no Brasil fazem uso da internet.
Outras descobertas sobre o uso da internet por crianças e adolescentes:
- 98% acessam as redes sociais por meio de celulares, enquanto 37% utilizam computadores;
- 71% usam o WhatsApp diariamente, comparado a 66% que acessam o YouTube, 60% o Instagram e 50% o TikTok;
- 30% já interagiram com alguém que não conheciam pessoalmente;
- 24% dos jovens entre 11 e 17 anos tentaram, sem sucesso, reduzir o tempo de uso da internet;
- 22% dessa mesma faixa etária afirmaram que, devido ao uso excessivo da internet, acabam passando menos tempo com a família, amigos ou se dedicando aos estudos.
0 تعليقات
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.