Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Candidato a vereador mais votado não é eleito em cidade do Paraná; entenda

Foto: Reprodução | 

O médico Dr. Odarlone (PT) foi o candidato a vereador mais votado em Apucarana (PR), com 2.407 votos, porém não conseguiu ser eleito. Isso ocorreu porque o Partido dos Trabalhadores (PT) não atingiu o quociente eleitoral necessário para conquistar uma das 11 cadeiras da Câmara Municipal. Em suas redes sociais, o médico agradeceu o apoio recebido e afirmou que continuará na política.

Essa situação é possível devido ao sistema eleitoral proporcional utilizado nas eleições para o Legislativo. Nesse modelo, os candidatos são eleitos conforme o número de cadeiras conquistadas pelos partidos. No caso de Apucarana, com 65.509 votos válidos e 11 cadeiras na Câmara, o quociente eleitoral foi de 5.955 votos por vaga.

Assim, para cada 5.955 votos obtidos por um partido, ele teria direito a uma cadeira. O candidato mais votado da legenda ocuparia essa posição. O PT somou 4.428 votos e, por isso, não conseguiu atingir o quociente.

No Instagram, Dr. Odarlone postou um vídeo agradecendo os votos recebidos e reforçando seu compromisso com a política. Na manhã desta terça-feira, 8, ele publicou um story (que fica disponível por 24 horas), colocando-se à disposição da população. Além disso, o médico compartilhou fotos de presentes e cartas que recebeu em reconhecimento à sua votação.

Postar um comentário

0 Comentários