Foto: Ilustrativa | |
No último sábado (5), a Polícia Federal (PF) realizou duas prisões distintas em Juazeiro, no norte da Bahia, relacionadas a crimes eleitorais. Em contato com a reportagem do Portal Spy, o órgão confirmou as prisões em flagrante, mas não divulgou as identidades dos envolvidos e nem os locais onde os crimes ocorreram.
Na primeira ocorrência, registrada em um posto de combustível da cidade, um gerente foi flagrado distribuindo vales-combustível para eleitores em seu local de trabalho. A prática, caracterizada como compra de votos, configura violação do Artigo 299 do Código Eleitoral, que trata da corrupção eleitoral. Segundo a legislação, é crime oferecer ou prometer qualquer bem ou vantagem em troca de voto, com pena de até quatro anos de reclusão e pagamento de multa.
A segunda ocorrência envolveu um cidadão que distribuía santinhos, dinheiro e vales-combustível aos eleitores, também com o intuito de angariar votos. Assim como no primeiro caso, o indivíduo foi autuado por infringir o Artigo 299, além de responder por violação ao Artigo 350 do Código Eleitoral, que trata de declarações falsas ou uso de documentos fraudulentos em questões eleitorais.
Ambos os detidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro, onde permanecem à disposição da Justiça Eleitoral. O material de campanha, o dinheiro e os vales-combustível apreendidos foram recolhidos e anexados ao inquérito.
Veja publicação no Instagram:
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.