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Deputados autorizam governo da Bahia a fazer empréstimo de R$ 1 bilhão; recurso é para implantação do VLT e outras obras

 Foto: Ascom ALBA | Agência ALBA

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Apesar da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o governo do estado conseguiu autorização para contrair um empréstimo de até R$ 1,165 bilhão junto à Caixa Econômica Federal. A medida foi aprovada pela maioria dos deputados estaduais em sessão na terça-feira (5), cerca de 15 dias após o pedido formal.

Os recursos serão alocados para a implantação do VLT, com mais de R$ 154 milhões, e outras ações ligadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), incluindo projetos nas áreas de habitação, saneamento básico e infraestrutura urbana.

O governo planeja utilizar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para viabilizar o empréstimo.

Distribuição dos recursos de R$ 1,1 bilhão:

  • R$ 650.314.893,00 - Obras de esgotamento sanitário em diversos municípios
  • R$ 168.299.652,00 - Ampliação de sistemas integrados e abastecimento de água
  • R$ 154.864.809,00 - Telecomunicações e sinalização para o VLT
  • R$ 81.112.884,00 - Obras de macrodrenagem em vários municípios
  • R$ 78.269.712,00 - Urbanização na Cidade Baixa, Salvador
  • R$ 32.422.911,00 - Contenção de encostas

Previsão para início da operação: 
A Companhia de Transportes da Bahia (CTB) projeta que o primeiro trecho do VLT, entre Calçada e Lobato, esteja em fase de testes (operação assistida) no início de 2026, sem cobrança de tarifa.

O governo prevê a chegada dos 40 trens em Salvador a partir do segundo semestre de 2025. Com capacidade para 400 passageiros (77 assentos e 323 lugares em pé), os veículos contarão com acessibilidade e sistemas de proteção contra colisões. A expectativa é que todos os trens estejam operando até 2028.

Parte das composições será adaptada para atender marisqueiras e ambulantes, com espaço modificado para transportar, de forma segura, caixas térmicas e materiais utilizados na pesca de mariscos, sem conflito com outros passageiros.

No final de outubro, os trens começaram a chegar à fábrica da CAF, em Hortolândia (SP), para testes estáticos e ajustes técnicos. A adaptação para marisqueiras será implementada no processo de revisão dos trens, fabricados pela CAF na Espanha.

Em setembro, os primeiros trilhos chegaram ao canteiro de obras no bairro da Calçada, totalizando 369 barras de trilhos para Salvador.

Informações adicionais sobre o VLT de Salvador e RMS:
  • Autorização para início das obras em junho de 2024
  • Em julho, o governo comprou 40 trens e equipamentos elétricos, economizando 37,5% por unidade
  • Primeiros testes previstos para 2026
  • Estudos para expansão da linha até o Comércio
  • Projeto abrange três trechos: Ilha de São João-Calçada, Paripe-Águas Claras e Águas Claras-Piatã
  • Percurso total de 36,4 km, com 34 paradas
  • Os trens antigos do subúrbio foram desativados em fevereiro de 2021, e a região atualmente conta apenas com ônibus, enquanto o metrô não chega ao local
  • O custo da passagem do trem antigo era R$ 0,50, e hoje os moradores pagam R$ 5,20 pelo transporte de ônibus.

    Leia reportagem completa com mais informações no G1: clique aqui
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