Foto: Reprodução | |
Uma câmera de segurança flagrou o momento em que a menina de 12 anos que está desaparecida em Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador(RMS), caiu em um bueiro, na tarde desta quarta-feira (27). Identificada apenas como Amanda, ela é procurada por bombeiros militares nas galerias de água da chuva do município, que enfrenta fortes chuvas.
Clique aqui para assistir o vídeo no G1.
A situação foi filmada exatamente às 12h22, no momento em que a garota, sozinha, retornava da escola e atravessava a Avenida Lauro de Freitas, no Centro, segurando um guarda-chuva amarelo. Entre duas pistas há uma linha de trem sob o córrego. Nas imagens, é possível observar que a adolescente já estava no final do local de risco, quando tropeçou e caiu.
A via estava totalmente alagada, e segundos depois dela cair e desaparecer, um carro passou na avenida e ficou com as rodas submersas, devido ao grande volume de água.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fazem buscas pela garota. Os profissionais mapearam a linha de escoamento pluvial para que os trabalhos sejam mais efetivos.
Segundo a prefeitura, a varredura será realizada até o fim das galerias nesta quarta e caso não haja resultados, as buscas serão retomadas na manhã de quinta-feira (28), no leito do rio Imbassaí, que passa por Dias D'Ávila.
O município é um dos que têm alerta de perigo divulgado pelo Instituto nacional de Meteorologia (Inmet) na Bahia nesta quarta. O aviso aponta riscos referentes ao acumulado de chuvas, que pode chegar aos 100 mm, volume considerado elevado.
Além de Dias D'Ávila, Salvador, outras cidades da região metropolitana e do recôncavo são citadas no comunicado, que traz, ainda, previsão de chuva forte até quinta-feira.
Tragédias na capital
Em Salvador, houve registro de uma morte nesta quarta, por causa do temporal. A ocorrência foi entre os bairros periféricos vizinhos de Saramandaia e Pernambués. A vítima foi identificada como Gerson Alexandrino Santos Júnior, de 23 anos.
Segundo familiares, o rapaz estava deitado na cama, quando um deslizamento de terra fez o imóvel desabar parcialmente. Os pais dele, um casal de idosos, estavam em outra parte do cômodo, que não foi atingida, e não sofreram ferimentos. Júnior era pai de duas crianças, que não estavam com ele no momento do ocorrido.
Governador lamenta morte de jovem após deslizamentos de terra em Salvador; prefeito visitou local
Foto: Reprodução | |
Na mesma região, outras quatro pessoas foram sofreram soterramentos. Três delas foram retiradas com vida, porém, com ferimentos. Um homem seguia desaparecido nos escombros até as 19h30 desta quarta.
As pessoas resgatadas foram:
Diane Andrade, 32 anos, cabeleireira;
Marcelo Heitor Andrade Mesquita, 6 anos, também filho de Diane;
Adriano, um homem de 30 anos, morador de uma casa vizinha, que estava com o grupo.
Estão desaparecidos:
Em Salvador: Paulo Andrade, 18 anos, filho de Diane, que ainda não foi localizado;
Em Dias D'ávila: Amanda, a adolescente que desapareceu após cair em um bueiro.
Novembro mais chuvoso em Salvador
Foto: Reprodução | |
Conforme o Inmet, esse é o novembro mais chuvoso em Salvador desde 1961. Entre os dias 1º e 27, foram registrados 322 mm de chuva, praticamente o triplo da média histórica esperada para todo mês: 108 mm. Somente nas últimas 72h, foram registrados cerca de 200 mm de acumulados de água.
Com possibilidade de formação de ciclone, mais de 90 cidades da Bahia têm risco de chuvas intensas
Nesse contexto, todas as 14 sirenes instaladas em locais de risco da capital baiana foram acionadas, para indicar o alerta de deslizamentos e desabamentos. Os equipamentos ficam ficam nas seguintes localidades:
Mamede, Alto da Terezinha
Bom Juá
Irmã Dulce, Cajazeiras 7
Mangabeira I, Cajazeiras 8
Mangabeira II, Cajazeiras 8
Calabetão
Vila Picasso, São Caetano
Creche, Castelo Branco
Moscou, Castelo Branco
Vila Sabiá, Liberdade
Voluntários da Pátria, Lobato
Baixa do Cacau, São Caetano
Bosque Real, Sete de Abril
Olaria
Foto: Reprodução | |
Segundo a Secretaria Municipal de Promoção Social (Sempre), quando acionadas as sirenes, moradores devem buscar abrigo nos seguintes pontos:
Bom Juá: Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães
Voluntários da Pátria: Escola Municipal Professora Eufrosina Miranda
Baixa do Cacau: Escola Municipal Coração de Jesus
Vila Picasso: Escola Municipal Carvalho Guedes
Calabetão: Escola Municipal Leovícia Andrade
Bosque Real: Escola Municipal Roberto Correia
Olaria: Escola Municipal Afrânio Peixoto
Moscou: Escola Municipal de Castelo Branco
Irmã Dulce: Escola Municipal Irmã Dulce
Saramandaia: Escola Municipal Mariza Baqueiro
Mamede: Escola Municipal Santa Terezinha
Até a última atualização desta reportagem, 6 pessoas estavam desabrigadas na cidade por causa da chuva, todas do bairro do Lobato. Uma idosa foi acolhida na Escola Municipal Coração de Jesus, na localidade da Baixa do Cacau, e 5 pessoas (4 adultos e 1 criança) estão acolhidas na Escola Eufrosina Miranda, na comunidade de Voluntários da Pátria.
Foto: Reprodução | |
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.