Foto: Reprodução | |
A Ponte Presidente Dutra, que conecta Petrolina (PE) a Juazeiro (BA), foi palco de uma mobilização realizada na manhã desta quinta-feira (19) pelos pequenos agricultores do Sistema de Irrigação Itaparica. O ato, chamado de ‘Caminhada da Água’, continuará nesta sexta-feira (20).
O movimento tem como objetivo pressionar lideranças políticas e governamentais por uma solução definitiva para os problemas estruturais do Sistema Itaparica, que enfrenta dificuldades financeiras para garantir o fornecimento de energia elétrica aos colonos. Sem energia, não é possível bombear água para os lotes. De acordo com informações, a dívida do Sistema Itaparica com a Neoenergia chega a R$ 38 milhões.
Com o apoio de um carro de som e faixas, os manifestantes exigiram providências dos governos estadual e federal, além de líderes políticos regionais, para resolver o impasse. Durante o protesto, o tráfego de veículos na ponte foi interrompido. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local para organizar o trânsito.
A escolha desses dois dias para a manifestação coincide com a votação, no Congresso Nacional, de um projeto que, se aprovado, pode liberar recursos para aliviar a crise no Sistema Itaparica. Dioceses como as de Petrolina, Juazeiro (BA), Floresta (PE), Petrolândia (PE) e Belém do São Francisco (PE) manifestaram apoio às reivindicações dos agricultores.
Durante entrevista ao Wanderley Alves, um dos manifestantes expressou sua indignação e disse: "Lula nos vendeu ilusão. É um abandono do Governo Federal. São anos que o governo não paga a energia elétrica, somos nós que estamos pagando. Esse movimento é pra reivindicar soluções."
Assista vídeo:
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.