Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:

Demonstrando a qualidade do fornecimento do SAAE Juazeiro, prefeito bebe água diante das câmeras, mas moradores resistem: “Beba a da nossa casa”

Foto: Reprodução/Ascom/Andrei Gonçalves | 

Veja publicação no Instagram:

Na última semana, a qualidade da água fornecida pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro tem gerado preocupação entre os moradores da cidade. A turbidez da água, percebida por muitos após as recentes chuvas, levantou uma série de questionamentos sobre a eficácia do tratamento realizado pelo órgão responsável.
Para tranquilizar a população, o prefeito Andrei Gonçalves gravou um vídeo em que aparece consumindo a água distribuída pelo SAAE, afirmando que não há motivos para alarme. Contudo, a declaração do gestor provocou uma onda de reações nas redes sociais e entre os moradores.

Andrei defendeu a qualidade da água do SAAE Juazeiro, afirmando no vídeo: "Vou beber para provar que é boa". Porém, moradores nas redes sociais contestaram: "Prove a água da nossa casa"

Diversos relatos de indisposições físicas, incluindo dores de barriga, vômitos e mal-estar, foram atribuídos ao consumo da água fornecida. “Depois das chuvas, a água mudou de cor e gosto. Começamos a sentir esses problemas logo após consumi-la”, afirmou Maria de Souza, residente do bairro Piranga. Outros moradores reforçaram preocupações similares, exigindo respostas mais contundentes por parte do SAAE.

O que diz o SAAE

Em nota, o órgão diz que prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, acompanhado da diretora Fabiana Possídio e da equipe de engenheiros, visitou nessa segunda-feira (20), a Estação de Tratamento do SAAE, no bairro Santo Antônio.

“Conversando com a equipe técnica, confirmamos que as chuvas foram as principais responsáveis por esse fenômeno. Isso acabou influenciando a cor da água que chegou às torneiras, mas quero tranquilizar a todos: a água passou por todos os tratamentos necessários, eu verifiquei pessoalmente o teste feito pela equipe da Vigilância Sanitária e a água continua segura para o consumo”, declarou o prefeito.

O engenheiro sanitarista da autarquia, Luiz Humberto, explicou que essas chuvas geram a turbidez porque trazem sedimentos para o rio São Francisco e mesmo com a alteração na cor, a água passa por todos os procedimentos de tratamento e controle, pode ser consumida normalmente. Com o fim das chuvas, a tendência é que a água volte a coloração normal em breve.

A diretora do SAAE disse que a equipe técnica segue empenhada em assegurar a qualidade dos serviços prestados pela autarquia. 

“Reafirmamos o nosso compromisso com a segurança hídrica, estamos realizando uma força-tarefa para atender a alta demanda nos setores de abastecimento de água, desobstrução de esgoto e manutenção das estações elevatórias da cidade”, finalizou Fabiana.

Entre em nosso canal no Whatsapp e receba notícias em tempo real

Postar um comentário

0 Comentários