Foto: Reprodução | |
Hoje pela manhã a Rede GN publicou nota do governo da Bahia demonstrando preocupação com as chuvas que estão atingindo diversos municípios, inclusive, do Norte do Estado
O Governo anunciou que está com equipes e órgãos de prontidão para atender possíveis ocorrências de urgência e emergência, dando suporte à população afetada.
De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), até as 18h deste sábado (11), houve registro de ocorrências em 37 cidades baianas, sendo a maioria com alagamentos.
Os municípios afetados, até o momento, são: Campo Formoso, Luís Eduardo Magalhães, Macururé, Catu, Inhambupe, Ruy Barbosa, Barreiras, Alagoinhas, Boa Vista do Tupim, Valença, Jaguarari, Itaquara, Jiquiriçá, Pojuca, Jaguaquara, Rio Real, Salvador, Castro Alves, Santo Amaro, Camaçari, Ubatã, Itajuipe, Conde, Maragogipe, Itabuna, Ipiaú, Maiquinique, Teixeira de Freitas, Itatim, Guaratinga, Pindobaçu, Morro do Chapéu, Jacobina, Cansanção, Caém, Andorinha, Itiúba.
Além da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) segue monitorando as situações ocasionadas pelas chuvas, na capital e no interior, para agir com rapidez em caso de chamados. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado através do 193.
Leitores da Rede GN informaram também sobre as rachaduras numa ponte na BR-407, próximo à Jaguarari, mas a nossa reportagem manteve contato com alguns moradores do vizinho município e a informação correta é a de que a ameaça existe em relação à ponte que está localizada na BA-314, próximo ao distrito de Pilar, por sobre o Rio Melancia.
Nota informativa à população jaguarariense sobre a Ponte Grande, localizada entre Pilar e Barrinha
A Defesa Civil Municipal, em parceria com o engenheiro civil Tailan Crisostomo e o Secretário Adjunto Venâncio, ambos da Secretaria de Infraestrutura e Obras, mais uma equipe do Corpo de Bombeiros, liderada pelo Cabo Lobo, realizou uma vistoria detalhada na ponte que fica localizada entre os distritos de Pilar e Barrinha.
Após a avaliação, foi constatado que a estrutura da ponte está preservada e segura. Os pilares não apresentam rachaduras nem infiltrações, garantindo a estabilidade da construção. Foi identificado apenas um leve rebaixamento na junção da ponte com a cabeceira, o que exige reparos para evitar problemas futuros.
Reforçamos que não há risco de colapso. A ponte segue firme e apta para o uso. A vistoria técnica realizada por profissionais capacitados confirma que não há motivos para alarme, conforme palavras do engenheiro civil presente no momento da vistoria: "O aterro cedeu devido encharcamento na cabeceira da ponte ( junção entre estrutura da ponte e a terraplanagem), não há risco de colapso. Não é preciso interditar. Porém há necessidade de medidas preventivas para nivelar a ponte com a pista com urgência."
Pedimos à população que mantenha a tranquilidade e nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento.
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.