![]() |
Foto: Reprodução | |
O projeto Cinergia Diversa , que promove a democratização do cinema por meio de exibições gratuitas, e inclui no seu processo de realização uma capacitação em audiovisual, inscreveu 174 cursistas em quatro municípios da Bahia: Juazeiro, Alagoinhas, Valença e Feira de Santana
A Formação Inicial em Audiovisual e Acessibilidade , realizada de forma virtual e assíncrona, abordou temas como Produção Cultural, Produção Audiovisual, Técnicas de Projeção e Som, Noções de Acessibilidade, Diversidade, Equidade e Inclusão , além da Democratização do Acesso à Cultura . Os participantes tiveram acesso a quatro horas de conteúdos teóricos, fóruns interativos e um encontro de culminância para troca de experiências.
O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Histórias que inspiram
No total, o projeto recebeu 164 inscrições para a formação. Para obter a certificação, os cursistas precisavam atingir um desempenho mínimo de 75%. Do total de inscritos, 73 participantes se habilitaram para o processo seletivo e 32 foram contemplados — oito por município — para atuar de forma prática e remunerada com bolsa auxílio, nas exibições itinerantes do Cinergia Diversa, complementando o aprendizado.
Entre os participantes, Bruna Almeida, estudante de Jornalismo de Juazeiro, relatou como o curso impactou sua trajetória profissional. “Ao participar do processo formativo, descobri que já possuo habilidades necessárias para atuar na área de produção cultural, pois já desempenho é esse papel em minha graduação, cuidando dos detalhes, atendendo às necessidades específicas de cada membro e identificando as funções mais adequadas para cada um”, afirmou Bruna, que agora planeja unir o jornalismo à produção cultural em sua atuação profissional.
Próximos passos
A próxima etapa do projeto inclui a entrega de equipamentos para salas vocacionadas e o início das exibições itinerantes nos municípios contemplados , garantindo a continuidade das ações e ampliando o acesso ao cinema em diferentes territórios da Bahia.
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.