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Mapeamento de capoeiristas para adesão ao Projeto Capoeira das Escolas termina nesta quarta (26)

Foto: Reprodução | 

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, até esta quarta-feira (26), a coleta de dados para mapeamento de capoeiristas interessados em atuar no projeto “Capoeira das escolas: movimento, identidade e ancestralidade”. Os interessados devem preencher o formulário disponível no Portal da Educação (www.ba.gov.br/educacao).

As informações coletadas ajudarão os Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e as unidades escolares a terem acesso aos profissionais de capoeira do território, contribuindo para o processo de preservação da capoeira na Bahia e, também, para a introdução dos estudantes no universo da capoeira, promovendo o conhecimento sobre sua história, cultura e práticas, além do desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas através da prática da capoeira nas escolas.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ressaltou a importância da iniciativa para o incentivo da capoeira nas escolas estaduais. “Para além do mapeamento, a iniciativa vai identificar aqueles mestres que têm interesse em dar continuidade ao percurso educativo formativo, seja na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou em cursos técnicos. A execução do projeto Capoeira nas Escolas está potencializando ainda mais a inclusão social, assim como a valorização da cultura da paz e a diversidade étnico-racial”.

Sobre o projeto – O Capoeira das Escolas, institucionalizado por meio da Portaria SEC nº 1381/24, atende ao disposto na Lei Moa do Katendê (Lei n° 14.341), que tem o intuito de preservar e incentivar a prática da capoeira no Estado, através da sua inclusão no currículo das escolas públicas.

Através da iniciativa, serão promovidas oficinas educativas; qualificação e formação dos oficineiros; e aquisição e distribuição do kit ginga, composto por berimbau, pandeiro, atabaque, reco-reco, agogô, caxixi e dobrão de berimbau. Ainda serão realizadas ações de fomento à implementação da capoeira nas escolas, como o festival anual de capoeira nas escolas, além do desenvolvimento de estratégias para o acompanhamento das oficinas.

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