![]() |
Foto: Reprodução/Ascom/PMJ | |
Veja publicação no Instagram:
Neste fim de semana, a equipe de abordagem social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes) realizou uma ação no entorno do Mercado do Produtor, em Juazeiro, na Bahia, com o objetivo de identificar, acolher e orientar pessoas em situação de rua.
A iniciativa integra as estratégias contínuas de fortalecimento da rede de assistência social do município.
A atividade ocorreu na noite do último sábado (12) e envolveu 33 abordagens. De acordo com informações da assessoria, compartilhadas com o Portal Spy, os atendimentos seguiram os princípios da Política Nacional para a População em Situação de Rua, com ênfase na escuta atenta e no respeito à autonomia dos indivíduos. Durante os diálogos, verificou-se que a maioria dos abordados não conhecia o Centro POP, equipamento voltado ao atendimento especializado dessa população.
As pessoas foram encaminhadas ao Centro POP, onde podem acessar serviços como atendimento psicossocial, higiene pessoal, alimentação, guarda de pertences, emissão de documentos e orientações sobre reinserção familiar ou comunitária. Em nota divulgada à imprensa, foi destacado que também foram repassadas informações sobre direitos sociais, acesso a benefícios e programas públicos, além do funcionamento da rede de acolhimento institucional.
O assistente social da equipe de abordagem da Sedes, Luan Barros, explicou que a presença do serviço social nas ruas busca promover o acesso à cidadania e combater a invisibilidade social dessa população. "Esse trabalho visa garantir o acesso a direitos básicos, como saúde, educação e assistência social, além de fortalecer os vínculos com os serviços públicos", afirmou. Segundo ele, muitas vezes esses vínculos são marcados por desconfiança e exclusão. Ainda conforme relatado, a atuação nas ruas permite uma abordagem interdisciplinar, contribuindo tanto para necessidades imediatas quanto para políticas públicas mais inclusivas.
A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, que garantiu segurança durante a abordagem. A presença da corporação foi apontada como um fator que possibilitou a realização do trabalho de forma organizada e respeitosa, destacou a assessoria.
0 تعليقات
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.