![]() |
Foto: Reprodução | |
Em audiência pública na Câmara dos Deputados, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) deu detalhes de como o governo pretende enfrentar as queimadas no Brasil em 2025. Desde o início do ano o MMA vem se organizando para o combate ao fogo e, segundo o governo, melhorias estão sendo implementadas nas respostas previstas em situações de desastre.
Na audiência, realizada na última semana, o MMA confirmou a mobilização de 4.608 brigadistas, organizados em 231 brigadas florestais federais, com atuação em todo o território nacional. O número, apresentado preliminarmente em fevereiro, representa um aumento de 25% quando comparado com o número do ano anterior. Este é o maior contingente de brigadistas, diz a pasta.
Segundo representante do MMA presente na audiência pública, o governo também vem trabalhando no fortalecimento do Rito Sumário da Proteção Animal, que pretende garantir resposta rápida às demandas envolvendo animais em casos de emergência ambiental.
Durante os alagamentos no Rio Grande do Sul, por exemplo, 69 municípios foram atendidos emergencialmente pelas ações do Rito. Entre as atividades empregadas estavam a liberação de recursos para compra de ração, disponibilização de resgate e oferta de abrigo, em processos burocráticos facilitados.
Além disso, o MMA mencionou a realização de capacitação de 1,5 mil agentes de segurança pública em procedimentos de resgate de fauna em situações de desastres e emergências climáticas.
O governo ainda aguarda a aprovação da proposta legislativa que permite maior agilidade nas transferências de recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) aos municípios, de forma a fortalecer a capacidade local de resposta a incêndios e ampliação de ações de proteção à fauna atingida.
Nos três primeiros meses do ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), responsável pelas medições oficiais, contabilizou 7.313 focos de incêndio em todo o Brasil. O número está 7% abaixo da média para o período.
0 تعليقات
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.